Quando é a hora de mudar de identidade visual?

Olá empreendedor, tudo bem com você? Já ficou com a dúvida “quando é a hora de mudar a minha identidade visual?” Se sim, hoje eu vim lhe ajudar, no artigo abaixo você irá encontrar 5 sinais claros que não devem ser ignorados que a sua empresa precisa mudar de identidade visual.

Antes de irmos para o tópico principal, vamos para uma breve introdução pra contextualizar o assunto.

Nós sabemos que nossa região é um ambiente empresarial em contínua expansão, segundo os dados do Governo do Estado, foram abertas 102 mil novas empresas no ano de 2023. Este número é o resultado da diferença entre 218.742 empresas abertas e 116.640 fechadas no período. Um aumento de 2,64% em relação ao mesmo período do ano passado. Incrível né? Mas, grande parte das empresas abertas fecham em menos de 5 anos segundo o levantamento do SEBRAE, sendo o microempreendedor individual (MEI) responsável pela a maior taxa de fechamento. O levantamento apontou a taxa de 29% para microempreendedores individuais, seguido das microempresas com 21,6% e empresas de pequeno porte com 17%. Mas por que isso acontece? Será que a identidade visual pode ser considerada como um dos fatores que contribuíram para o fechamento das empresas?

Vamos discutir um pouco sobre o tema.

Claro que não podemos atribuir exclusivamente como uma identidade visual inconsistente como um fator de contribuição para o fechamento de uma determinada empresa, mas sim, posso afirmar que uma identidade visual bem desenvolvida pode auxiliar para moldar a percepção que seus clientes possuem da sua marca. É quase uma narrativa e quem tem o controle da narrativa narra como a história irá ser contada, é basicamente ter o cuidado com o caminho que seu trabalho vai percorrer, nas mãos que ele irá chegar e como prever que ele esteja perto das pessoas que acreditam em sua solução.

A análise do próprio SEBRAE revela uma série de desafios enfrentados por aqueles que decidem iniciar um negócio próprio. Diversos aspectos influenciam o sucesso ou fracasso de uma empresa, desde a preparação inicial até a capacidade de adaptação às mudanças do mercado. Em uma pesquisa recente, constatou-se que uma porcentagem significativa de empreendedores enfrenta dificuldades em áreas essenciais, incluindo preparo pessoal, planejamento e gestão do negócio. Será que uma marca bem estruturada com posicionamento, público alvo, tom de voz, gestão de stakeholders e análise de mercado e concorrentes bem definidos tem vantagem em relação a outras empresas? É claro que sim! E é aqui que a identidade visual demonstra sua importância.

A gente não pode falar de identidade visual sem entrarmos no assunto de Branding, a Identidade Visual é um dos entre vários pilares que constituem a construção da percepção de uma marca. É através dela que nós conseguimos transmitir de forma visual o nosso posicionamento e é aqui que nós encontramos o primeiro sinal claro que talvez sua empresa precise de uma nova identidade visual.

1. Reposicionamento

Quando a identidade visual não comunica mas a essência da marca através de um posicionamento claro e objetivo, pode ser a hora de mudar de identidade visual.

Quer um exemplo bem simples? Você tem uma hamburgueria artesanal, onde a identidade visual comunica isso através de um logo com um hambúrguer, mas, identificando uma oportunidade no mercado você passa a incluir esfirras no cardápio, faz sentido continuar com a mesma identidade visual?

E nós não estamos falando de um reposicionamento em relação ao público alvo (família entre 4 à 6 pessoas, que buscam uma refeição fora do habitual, classe B e C, nas proximidades da hamburgueria e que gostam de um espaço aconchegante e confortável.), porque ele pode se manter o mesmo, porém temos a adição de uma nova oferta que muda como a marca deve se comunicar para atrair clientes que gostem tanto de hambúrgueres quanto de esfirras.

Ficou claro?

2. Inconsistência e uniformidade

A consistência eleva a percepção da marca. Quando os elementos visuais da identidade visual como logotipo, cores, tipografia e estilo de comunicação não são uniformes em todos os pontos de contato (site, redes sociais, uniformes, loja) isso pode criar uma confusão e comprometer a percepção da marca.

Imagine uma situação em que a empresa possui um logotipo diferente em seu site e na loja física, ou as cores da comunicação nas redes sociais são diferentes dos materiais impressos. Isso dificulta que a marca possa ser reconhecida imediatamente quando vista em diferentes plataformas, essa falta de uniformidade irá enfraquecer a reputação da marca, transmitindo uma imagem de falta de profissionalismo. E aqui entramos no nosso terceiro sinal.

3. Baixa memorabilidade

Uma identidade visual fraca ou pouco distintiva pode resultar em uma falta de conexão emocional e cognitiva com o público-alvo e isso acontece quando os elementos visuais de uma marca são genéricos, comuns ou não possuem características distintivas. Isso pode resultar em uma marca que se perde na multidão e não cria um impacto significativo na mente dos consumidores, é o como aquele seu amigo sem personalidade.

Ninguém quer ser o amigo ser personalidade.

4. Aplicabilidade

Identificar os pontos de contato na fase estratégica do desenvolvimento da identidade visual é uma das funções do designer. Isso porque cada marca possuí seu principal ponto de contato e identifica-lo é importantíssimo para a boa aplicabilidade da identidade visual. Vamos mais uma vez ao exemplo:

Vamos supor que você tenha uma marca de camisetas. Qual o principal ponto de contato dessa marca? As camisetas! Ou seja, o logotipo desenvolvido precisa se aplicar perfeitamente a este ponto de contato. E nós sabemos que quando se trata de camisetas a aplicação provavelmente será bordada, então existem limitações da aplicabilidade da marca, não podemos desenvolver algo com detalhes muito pequenos, finos ou rebuscados. Porque irá dificultar a aplicabilidade da marca em seu principal ponto de contato. Faz sentido?

Quando você encontra resistência nas aplicações da marca devido a adição de um novo produto ou até mesmo por problemas técnicos, está na hora de começar a investir em uma nova identidade visual com mais consistência e estratégica. Isso reduz, tempo, dinheiro e processos.

5. Feedback negativo

Neste ponto não precisamos nem de explicação correto? Quando clientes estão expressando críticas a identidade visual seja por falta de identificação ou problemas de design, é importante considerar que é a hora de mudar identidade visual. E neste caso ela possa ser dar dois passos para trás, como aconteceu com a GAP em 2010. Conhecem essa história? Caso queiram saber mais sobre o assunto eu recomendo o artigo “O rejeitado novo logo da GAP” do blog B9.

Ao observar atentamente os sinais claros apresentados neste artigo, torna-se claro a eficácia de uma identidade visual bem desenvolvida e os malefícios caso ocorra o contrário. Espero que tenha lhe ajudado a identificar quando é a hora de mudar identidade visual e se precisar desse serviço sabe onde me encontrar.

2 respostas

  1. Artigo bem escrito e profundo. Os tópico abordados são cirúrgicos.

    Considerar ou não uma atualização de marca é um processo muitas das vezes complexo e demorado, pois envolve muitas variáveis. E sabemos que empreendedores não gostam muito de correr riscos.

    É aí que se faz necessária a leitura desse artigo tão rico em esclarecimentos que devemos considerar, quando a questão é redesign.

    1. Fico feliz que tenha gostado amigo!
      Exato, muitos empreendedores tem grandes resultados com marcas genéricas e nós como designers não podemos ser soberbos ao ponto de indicar que isso não funciona ou deixará de funcionar.
      Porém, com um projeto coeso e bem estruturado com certeza esse desempenho poderia ser multiplicado com pouco esforço.

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Acredito no poder do design para transformar negócios. Com o objetivo de difundi-lo construí este blog com conteúdo sobre design, negócios e curiosidades. 

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