Desvendando o ABC do design de marcas

Desvendando o ABC do design de marcas: Neste guia completo, você conhecerá os termos essenciais utilizados pelo mercado.

A


ARQUIVO ABERTO
Arquivo editável desenvolvido em softwares como Illustrator (AI) e Photoshop (PSD), deste modo é possível abrir, editar e salvar este documento.

ANÁLISE DE CONCORRENTE
Análise dos concorrentes para compreendermos como eles se comunicam com o mercado, ao ponto de encontrarmos fatores de diferenciação legítimos para a nova marca.

APRESENTAÇÃO DE MARCA
Apresentação do projeto desenvolvido de identidade visual de forma presencial ou online através de video-chamada. É onde o designer apresenta toda a estratégia, definições e soluções encontradas para o cliente que contratou seus serviços de design.

ARQUÉTIPO
Os arquétipos são um conjunto de representações enraizadas em nosso inconsciente coletivo. São imagens ou padrões que cultivamos como seres humanos, baseados em experiências compartilhadas ao longo do tempo e em diferentes contextos.

ARQUITETURA DE MARCA
Em certas ocasiões empresariais onde há a necessidade de conectar marcas de uma mesma empresa que possuem, serviços, produtos ou áreas de atuações distintas, surge a demanda por uma arquitetura de marca. Essa arquitetura representa de forma hierárquica a integração das marcas de forma coesa, clara e compreensível para todos os pontos de contato.

Um grande exemplo são as marcas da Apple que possuí diversas sub-marcas endossadas que possuem identidades visuais próprias (iPhone, iCloud, iWork, iOS) que recebem o apoio e o endosso da credibilidade da marca mãe.

ARQUIVO EM JPEG
Arquivo de imagem rasterizado por pixels, ou seja, quando redimensionado pode perder qualidade e não compatível com fundos transparentes.

ARQUIVO EM PNG
Arquivo de imagem rasterizado por pixels, ou seja, quando redimensionado pode perder qualidade e compatível com fundos transparentes.

ARQUIVO EM VETOR
Arquivo de imagem vetorizado onde são usadas linhas ao invés de pixels através de cálculos matemáticos, ou seja, pode ser redimensionado sem perder qualidade. Os formatos mais famosos de arquivos vetoriais são: AI (Adobe Illustrator), EPS (Encapsulated PostScript), PDF (Portable Document Format) e SVG j(Scalable Vector Graphics).

É o formato de imagem ideal para logotipos e apoios gráficos utilizados nas identidades visuais de marca.

B


BRANDING
Ações estratégicas e continuas voltadas para a construção da identidade de uma marca.
A identidade visual de marca é apenas um pilar dentro dessas ações que envolvem valores, propósitos e posicionamento com intuito de ocupar um espaço na mente dos consumidores da marca.

BRIEFING
Reunião ou formulário com intuito de reunir dados e informações sobre a marca através de perguntas e eventuais reuniões. Com o briefing, extraímos um diagnóstico do projeto e do momento atual da marca.

BRAND KIT
Tudo que foi desenvolvido para o projeto de identidade visual de marca organizado e disponibilizado em uma pasta de forma online para ser baixado quando necessário ou encaminhado para os demais fornecedores.

D


DESDOBRAMENTOS
Materiais gráficos que serão desenvolvidos em conjunto com a identidade visual de marca, como papel timbrado, cartão de visita, envelope, embalagens.

DEBRIEFING
Material que conta com um resumo dos dados e informações obtidas através das perguntas e eventuais reuniões na etapa de briefing, pode ou não ser fornecido para o cliente uma cópia dessas informações.

E


ESSÊNCIA DA MARCA
É o fator diferenciador da marca, o que a torna única perante os seus concorrentes com a finalidade de torná-la memorável e facilmente identificável.

ESTRATÉGIA DE MARCA
O processo de planejamento e definição de elementos visuais que representam a essência e os valores de uma marca. Algo pensado e projetado para cada identidade visual de marca com o objetivo de facilitar o alcance dos seus objetivos.

G


GESTALT
Abordagem que estuda como nós seres humanos percebemos e organizamos elementos visuais com objetivo de criar padrões. Pode ser aplicado em layouts, logos, interfaces e diagramações.

GOLDEN CIRCLE
O Golden Circle ou Círculo de Ouro é uma metodologia concebida por Simon Sinek com o objetivo de auxiliar empresas a pensarem, agirem e se comunicarem visando inspirar pessoas através do seu propósito de dentro para fora.

GRID
Estrutura gráfica em grande maioria geométrica com o intuito de auxiliar o alinhamento de elementos no design.

I


IDENTIDADE VISUAL DE MARCA
Conjunto de elementos que juntos compõem as diretrizes visuais da marca como logotipo, tipografia, cores e apoios gráficos.

IDENTIDADE VERBAL
Diretriz verbal de como a marca deve se comunicar através da escrita, seja por tom de voz1, manifesto2, mensagem e/ou slogan3.

IMAGOTIPO
Elemento comumente chamado erroneamente de logotipo, onde símbolo e tipografia compõem uma assinatura visual.

ISOTIPO
Popularmente chamado de símbolo, é o elemento visual que representa a marca.

L


LOGOTIPO
Tipografia desenvolvida para a marca como assinatura visual. Juntos Isotipo (símbolo) e Logotipo (tipografia) formam o Imagotipo (símbolo e tipografia).

M


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL
Manual é um documento técnico com todas as diretrizes visuais referente ao logo, tipografia, cores, aplicações e comunicação que irão auxiliar na auto gestão da marca.

MARCA
Muito mais do que apenas o logo da empresa. Marca se refere as associações feitas pelos consumidores com o objetivo de gerar emoções, desejos e percepções. Deste modo nós temos uma marca de sucesso.

P


PAINEL SEMÂNTICO
Metodologia que consiste em agrupar imagens, cores, tipografias e texturas com intuito de identificar o caminho ou diretriz visual que guia o projeto de acordo com as sensações e percepções que desejamos transmitir.

PATTERN
Em português “padrão”, se refere a elementos visuais de repetição regular criando uma composição visual. É muito utilizado em layouts, embalagens e tecidos.

POSICIONAMENTO DE MARCA
Apropriação de associações únicas na mente dos consumidores. É o ponto de diferenciação da marca referente aos seu concorrentes, que podem ser atributos, qualidade, preço, estilo, entre outros.

PONTOS DE CONTATO
Todos os momentos ou locais onde os consumidores interagem com a sua marca.
Exemplo: empresa, redes sociais, embalagem, entre outros.

Espero que este artigo tenha sido útil e que nós possamos continuar criando valor para você.
Obrigado pela leitura.

  1. Tom de voz: a forma como a marca se comunica com o público, com ou não o uso de expressões como “vem comigo”, “se joga nessa novidade”, emoticons ou memes. É o jeito de ser da marca com a finalidade de torna-la mais humana. ↩︎
  2. Manifesto: Onde se declara as crenças da marca, suas causas e o seu ponto de vista publicamente através de um texto, mensagem ou vídeo. ↩︎
  3. Slogan: frase memorável que resume as principais características de um produto, serviço ou campanha, podendo ser alterado com frequência. ↩︎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acredito no poder do design para transformar negócios. Com o objetivo de difundi-lo construí este blog com conteúdo sobre design, negócios e curiosidades. 

Gostou do conteúdo?

Inscreva-se na nossa newsletter e receba em primeira mão os novos artigos!

Aguarde a confirmação, após clicar.