5 Vantagens de ter uma
identidade visual para sua empresa

5 Vantagens de ter uma identidade visual para sua empresa


Uma identidade visual é um conjunto de elementos que fazem uma marca ser única.

Mas muitos ainda não estão convencidos de que esse processo pode fazer diferença para suas empresas. Se você quer conhecer as vantagens de ter uma identidade visual, confira, a seguir, alguns de seus benefícios e exemplos de como ela pode alavancar o seu negócio.


1. Conhecer ainda melhor o seu negócio

No processo de desenvolvimento de uma marca, há uma etapa conhecida por briefing, que nada mais é do que uma conversa entre o designer e o cliente. Nessa conversa, você responderá diversas questões sobre a sua empresa e, por conta disso, ficarão ainda mais claros os seus objetivos com o projeto. Isso acontece porque é preciso pensar nos mínimos detalhes para responder o briefing, o que, consequentemente, nos leva a escolher as melhores palavras para descrever o presente e o futuro do empreendimento.

"Literalmente deram vida ao meu trabalho e me inspiraram a continuar firme no meu nicho, entenderam a alma do meu negócio e fizeram acontecer!

Izabella Vilchenski | Nutricionista

Essa forma de pesquisa faz com que o empresário valide os pontos fortes e fracos do seu negócio, analisando o mercado em que se encontra. É por isso que, na criação da marca, o seu conhecimento sobre o próprio trabalho se enriquecerá, trazendo à tona aspectos que poderiam até estar escondidos. De certa forma, isso também fortalece o seu laço com o próprio negócio.


2. Destacar-se no mercado

Em meio a tantas marcas concorrentes, ser original deve ser pré-requisito para conquistar seus consumidores. E essa característica pode surgir de diversas formas, sendo muitas vezes como aspectos visuais: uma paleta de cores que se diferencia do mercado, elementos singulares que traduzem a essência da empresa e um conjunto que une o melhor da forma e da função. Um design bem projetado, sem dúvidas, trará sucesso ao seu negócio!


3. Melhorar a experiência do consumidor

Com uma identidade visual completa, presente nos meios físicos e digitais, a comunicação com o consumidor é facilitada, já que assim ele verá sua marca com frequência e poderá conhecê-la melhor. Isso quer dizer que o design constrói uma ponte que leva o cliente final por um caminho agradável e coerente até o seu produto.


Outro fator interessante é que muitos consumidores se sentem mais seguros em adquirir produtos ou serviços que possuem uma marca sólida e bem estruturada. Isso transmite seus valores e ajuda a fidelizar novos clientes.


4. Facilitar a expansão do negócio

Por conta das definições técnicas apresentadas no manual de marca, uma expansão para outros segmentos, por exemplo, pode ser facilmente aplicada pelo designer que já fez esse processo avaliativo no projeto de identidade visual. Isso significa que um bom profissional de design vai projetar uma marca pensando no futuro, contribuindo, assim, com o seu crescimento.


5. Evitar dor de cabeça com plágio

Um design de marca genérico pode se tornar um problema gigantesco no futuro. Isso porque marcas sem personalidade tendem a ser reproduzidas facilmente e, em algum momento, podem entrar em conflito umas com as outras. E por terem os mesmos padrões estéticos, ficam até monótonas e sem personalidade.

Uma observação: caso aconteça o plágio, os registros de marca e de direito autoral asseguram o empresário do uso de suas marcas. Nós oferecemos um certificado fornecido pela Auctoris que protege o projeto dos direitos patrimonial e autoral, através de um carimbo do tempo, o mesmo é válido em mais de 177 países e auditável sem a necessidade de perícia. É uma forma de protegermos o projeto de plágios enquanto o registro cedido do Instituto Nacional de Propriedade Industrial não é deferido.

Convencido de que há muitas vantagens de ter uma identidade visual? Quer bater um papo e conhecer um pouco do nosso processo criativo para o desenvolvimento das identidades visuais? É só nos chamar nas redes sociais.


E a sua marca?

Sua marca precisa de uma identidade visual para transmitir um significado e consequentemente se fortalecer em um mercado tão competitivo? Entre em contato, podemos conversar melhor sobre sua marca, o que acha?



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